BEPEX

As chapas expandidas são materiais muito versáteis, que podem ser usados em diferentes projetos da construção civil, arquitetura, indústria, entre outros setores. Esse tipo de chapa é resultado de um processo de fabricação moderno.

Trata-se de um produto de extrema qualidade, que apresenta uma série de vantagens que você descobre no post. Continue lendo e entenda mais. 

Em quais tipos de projetos as chapas expandidas se encaixam?

Chapas expandidas são folhas de ligas metálicas, como aço, aço galvanizado, alumínio, etc, que passam pelo processo de repuxo mecânico em uma prensa especial. Isso concede ao material um aumento de até dez vezes o seu tamanho original. A peça passa a ser composta por malhas losangulares de diferentes espessuras. 

Essas características permitem seu uso em diferentes projetos, dos quais podemos destacar: 

Projeto arquitetônico

Chapas expandidas têm sido amplamente usadas na arquitetura para compor projetos de grande apelo visual. trata-se de um material capaz de trazer segurança e ao mesmo tempo sofisticação. 

Mesmo sendo formado por uma liga metálica, a chapa expandida passa uma sensação de leveza, sobretudo em espaços que demandam uma proteção maior. Isso porque as malhas aparentam ser mais leves de longe, mas logo se nota que é um elemento com grande resistência mecânica, que não vai ceder a pressão. 

Outro ponto positivo é a diferença das malhas e aberturas, que permite criar projetos arquitetônicos com diferentes conceitos. Designers, arquitetos e engenheiros podem desenvolver uma abordagem única em paredes, forros, partes portões, janelas, portões, escadas, parapeitos, entre outros. 

Projeto de fachada

Não só para fachadas, mas também para a proteção de janelas e portas. As chapas expandidas são ideais para compor projetos de casas, edifícios, indústrias, imóveis corporativos, entre outras edificações. 

Entre as vantagens do uso desse material para fachadas está principalmente sua grande vida útil aliada a baixa necessidade de manutenção. Além disso, se comparado a outros materiais semelhantes, a leveza e a maleabilidade facilitam ainda mais a instalação.

Tem-se aqui um material resistente, que pode compor fachadas incríveis.

Projeto de mezanino

Chapas expandidas são indicadas para mezaninos, pisos elevados, passarelas e plataformas. Como não há emendas, a malha não se desfaz, dessa forma é possível dinamizar a instalação dessas estruturas, reduzindo o tempo de execução, bem como os custos. 

Além disso, são indicadas para projetos em que há a necessidade de vazão de luminosidade, ventilação ou líquidos, tanto para estruturas que vão armazenar produtos, quanto para o tráfego de pessoas. Não há acúmulo de água, o que reduz também os riscos de ferrugem. 

Projeto de filtragem 

A filtragem é um dos principais processos em vários setores da indústria. A chapa expandida é fundamental nesse tipo de projeto, visto sua resistência mecânica e a materiais corrosivos, bem como a possibilidade de encomendar diferentes dimensões de aberturas. 

Vantagens gerais 

Entre os benefícios gerais para o projeto, independente da aplicação, podemos citar:

Maior segurança

As malhas das chapas expandidas não apresentam nenhuma emenda. Isso quer dizer que não é fácil arrebentá-las usando ferramentas como o alicate. Soma-se a fabricação com ligas resistentes, o resultado é um produto que não cede ao peso e que apresenta grande resistência mecânica

Vida útil elevada

Chapas expandidas são produzidas com ligas metálicas resistentes, capazes de durar muitos anos mesmo em condições adversas de tempo. Sua estrutura não permite o acúmulo de água, o que aumenta sua vida útil. 

Baixa necessidade de manutenção

A manutenção é simples, basta a limpeza a peça regularmente e se for instalada em cidades litorâneas, fazer o uso de um lubrificante para retardar os efeitos da maresia. 

Facilidade de adaptação

Em geral, as chapas expandidas podem ser adaptadas a vários tipos de projetos, facilitando desde a instalação até a manutenção. 

Excelente custo-benefício

Independente do projeto o qual forem empregadas, é possível tirar o melhor proveito das chapas expandidas. São materiais de fácil instalação, manuseio, armazenamento e transporte. Tudo isso otimiza tempo, recursos e mão de obra. Somado a elevada vida útil, versatilidade, tem-se um produto com ótimo custo-benefício. 

Porque contar com a Bepex

Quando o assunto é chapas expandidas ou chapas perfuradas, a Bepex é unanimidade. Somos uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, o que nos concedeu a experiência para atender as mais diversas necessidades. 

Nosso parque fabril possui capacidade para entregar mais de 400 toneladas de chapas por mês, assim estamos preparados para fornecer o que for necessário para a elaboração do seu projeto, independente da escala. 
Acesse o site, conheça nosso portfólio e agende uma conversa com um de nossos consultores. Com certeza, podemos auxiliá-lo.

Postagens Relacionadas

Aço carbono é mais leve que o alumínio?
Qual o preço do brise de madeira
Como limpar chapa de ferro fundido

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!