BEPEX

Se você precisa desenvolver um projeto de construção ou fachadas deve considerar os benefícios dos brises de alumínio. Trata-se de um sistema arquitetônico que apesar de simples é uma ferramenta essencial para trazer mais economia e versatilidade à edificação. 

O uso dos brises não é uma novidade, sobretudo em edifícios comerciais. No entanto, determinados segmentos ainda desconhecem as vantagens dessas peças. Continue lendo o post, entenda um pouco mais sobre o material, e descubra quais os benefícios dos brises de alumínio.

O que são brises?

No Brasil, o brise soleil pode apresentar outros nomes como quebra sol ou cobogó, mas se trata da mesma estrutura. Trata-se de um elemento arquitetônico formado por lâminas móveis ou não, assim podem ser fechadas ou abertas, conforme a preferência. 

A principal função é controlar a entrada de luz solar e ar na edificação, pois quando as lâminas estão fechadas impedem a passagem. Pode ser usado em imóveis residenciais, comerciais ou corporativos. 

Existem diferentes tipos de materiais, no entanto, o alumínio se destaca por suas características em relação a outros materiais semelhantes, bem como a possibilidade de produção em escala industrial. 

As lâminas de alumínio, também chamadas de aletas, se adéquam perfeitamente às estruturas dos brises, sendo eles verticais ou horizontais, móveis ou não.  

Os verticais são ideais para fachadas voltadas para o leste ou oeste, em que o sol incide com maior intensidade durante a manhã e a tarde. Já os horizontais são indicados para imóveis que recebem luz solar durante todo o dia. Geralmente, no Brasil, isso ocorre nas fachadas voltadas para o norte.

Quais os benefícios dos brises de alumínio? 

Brises de alumínio possuem vantagem em relação a outros materiais como leveza e resistência. Entre seus benefícios podemos destacar:

Maior conforto térmico 

O sistema de brises evita o ofuscamento e o superaquecimento durante os dias quentes, o que reduz a necessidade de persianas internas e sistemas de ar condicionado. Essas características são especialmente importantes em instalações comerciais, em que se espera condições favoráveis para colaboradores durante todo o ano. 

Além disso, os brises de alumínio “esquentam” menos do que outras ligas metálicas, aumentando o conforto térmico. Por isso são muito interessantes mesmo em locais de clima quente. 

Maior privacidade

Outra finalidade do brise é fornecer privacidade, visto que as aletas impedem que pessoas que estejam fora possam olhar o que ocorre do lado de dentro da edificação. Dependendo do ângulo das aletas, é possível ver o que se passa do lado de fora, mas não o contrário. 

Possibilidade de personalização 

O alumínio é um material versátil, que permite criar diferentes estruturas de brises, com desenhos ou mesmo com lâminas chapadas. Com ele é possível desenvolver projetos com diferentes perfis de aletas, arranjos, configurações das lâminas, sistemas operados de forma manual ou elétrica. 

No final, você tem um elemento arquitetônico esteticamente bonito, personalizável, capaz de se ajustar para fornecer a melhor solução possível para as especificações do cliente.

Maior proteção a equipamentos

A luz solar é capaz de reduzir a vida útil de móveis, estofados, eletroeletrônicos, entre outros equipamentos sensíveis à luz e calor. A instalação de brises vai reduzir esse poder nocivo do sol, resultando em uma economia considerável para empresas e residências. 

Vida útil elevada

O alumínio é um metal que possui uma vida útil elevada. É resistente às intempéries do tempo, como calor, chuva e frio, além de exigir pouca manutenção. Basta apenas a limpeza regular com pano úmido e o uso de um lubrificante para evitar a corrosão, caso tenha sido instalado em áreas de grande umidade. 

Ambientalmente amigável

O alumínio é 100% reciclável, o que confere aos brises desse material um apelo sustentável maior. Em alguns casos, evita-se o consumo de energia com ar condicionado e luzes acessas durante o dia. 

Maior custo benefício

Os custos de um brise soleil de alumínio são compensados com a economia no médio e longo prazo de energia, e os danos evitados ao mobiliário. Ademais, as aletas de alumínio são fáceis de transportar, armazenar, manusear e principalmente instalar. No final, torna-se um elemento arquitetônico que traz um ótimo custo-benefício à edificação como um todo. 

Porque escolher a Bepex

A Bepex é uma empresa que atua na fabricação de chapas metálicas, em especial chapas expandidas e perfuradas. São ótimas para criar brises versáteis, com grande apelo estético e longa vida útil. 

Com larga experiência no segmento, nossa companhia conta com um parque fabril de 10 km², cuja capacidade supera os 400 toneladas de chapas expandidas e perfuradas. Temos mais de 30 anos de experiência no mercado, período em que acumulamos clientes de todo o Brasil, os quais se tornaram nossos parceiros de longa data. 
Quer saber mais? Acesse o nosso site, conheça as possibilidades e solicite o orçamento. Um de nossos consultores entrará em contato o mais rápido possível para sanar todas suas dúvidas.

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!