BEPEX

O brise é um elemento arquitetônico pensado para oferecer funcionalidade, conforto e beleza. 

Cada vez mais presente em edificações comerciais e residenciais, é uma opção muito interessante para manter o ambiente mais agradável, além de casar com diferentes projetos. 

Continue lendo o post, conheça mais sobre os brises, materiais e as vantagens. Acompanhe!

O que é brise

O brise soleil (do francês quebra sol) é um elemento formado por lâminas de concreto, metal ou outros materiais usado para proteger o ambiente da incidência de luz solar, ajudando na passagem de vento. 

Seu formato mais comum é justamente com lâminas (as aletas), que são dispostas lado a lado, em frente de janelas ou fachadas. Essa disposição pode ser vertical ou horizontal.  Outro formato comum dos Brises é o de chapas perfuradas, ou desenhadas com CNC que protegem a fachada parcialmente da incidência de raios solares.

Além disso, pode ter uma estrutura fixa ou móvel, sendo que na fixa as lâminas são estáticas, enquanto no móvel as lâminas podem ser abertas ou fechadas, permitindo ou não a passagem de luz e visibilidade. 

O brise foi criado inicialmente pelo arquiteto francês Le Corbusier. Uma edificação muito famosa, a Unité d’Habitation de Marseille, utiliza dos brises em toda sua fachada. 

O que é brise
Unité d’Habitation de Marseille

Quais os principais materiais

Alguns materiais são mais comuns para a fabricação dos brises, são eles:

Aço carbônico

O aço carbônico é uma liga metálica composta de ferro e carbono, de modo a trazer maior resistência e durabilidade. É amplamente empregado em projetos arquitetônicos, desde a estrutura ao acabamento. 

Os brises de aço carbono desprendem ao projeto maior qualidade e acabamento, resistência a ações do tempo e baixa necessidade de manutenção. 

Aço inox

O aço inox ou inoxidável é formado de ferro, cromo e níquel. Trata-se de um material mais resistente e com melhor acabamento do que o aço comum. 

Alumínio

O alumínio também é bem versátil, muito usado na arquitetura e na indústria. Brises desse material são mais leves em relação ao aço.

Chapas expandida

Chapas expandidas possuem uma abertura losangular, chamada malha, semelhante às grades. As malhas menores, com menor abertura são ideais para brises, principalmente quando a ideia é ter uma boa passagem de luz ou ar. 

Chapas perfuradas

As chapas perfuradas, como o nome sugere, possuem perfurações. São vários tipos de desenhos, formatos e tamanhos, que permitem seu emprego em diferentes aplicações, como filtros, grades, pisos suspensos e brises. Essas chapas são ideais para quem quer um brise com projeto mais inovador, visto a variedade de desenhos. 

Quais as vantagens

As principais vantagens dos brises são:

Redução dos raios solares

Os brises protegem o ambiente dos raios solares mais fortes, ideal para a proteção de janelas, portas e fachadas. 

Conforto térmico

Brises aumentam a passagem de ar quando as lâminas ficam abertas e reduzem quando fechadas. Essa característica acaba garantindo o conforto térmico do ambiente.

Privacidade

As lâminas impedem a visão de terceiros, assim as pessoas do lado de fora não conseguem ver o que acontece do lado de dentro. 

Beleza

Além dessas vantagens, os brises possuem função estética e, por isso, são cada vez mais empregados em projetos residenciais.

O que levar em consideração na escolha

Entre os pontos que merecem atenção, podemos listar:

Material

O material é um dos pontos principais a serem levados em conta, principalmente se a questão da estética for importante. Chapas expandidas e perfuradas, por exemplo, permitem desenhos arquitetônicos mais versáteis e interessantes. 

Dimensões

Qual a área que receberá o brise? Avalie isso para definir a largura e altura das lâminas. 

Vertical ou horizontal

O brise horizontal é indicado para locais que recebem a incidência de luz durante o dia todo. No Brasil, é mais comum ocorrer nas fachadas norte. 

O brise vertical é indicado para construções com fachadas leste e oeste, em que o sol bate no período da manhã e à tarde. 

As fachadas sul, geralmente, não recebem muita luz e por isso nem sempre precisam de brises. 

Fixo ou móvel

Brises podem ser fixos ou móveis, no entanto, os móveis são mais indicados, pois permitem usufruir de todas as vantagens acima relacionadas. 

Porque escolher a Bepex

Com enorme experiência na fabricação de chapas expandidas e perfuradas, a Bepex é uma empresa sólida, com grande expertise no segmento. Com 30 anos de atuação, possui um parque industrial com mais de 10 quilômetros, cuja capacidade de produção supera as 400 toneladas por mês. 

É a opção certa para quem precisa de lâminas versáteis para brises, capazes de atender aos mais diferentes projetos. Conheça um pouco mais da Bepex, fale com um dos consultores e peça um orçamento. 

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!