BEPEX

Com o intuito de ampliar o espaço, independente da edificação, o mezanino se destacou na construção civil. Embora não seja algo relativamente novo, algumas técnicas e materiais evoluíram, fazendo com que essas estruturas ganhassem maior durabilidade, resistência e segurança. 

Atualmente, alguns materiais, como as chapas de aço (chapa expandida, chapa perfurada, entre outras) permitem que os mezaninos sejam instalados tanto em áreas internas quanto externas, sem perder sua vida útil. 

No post de hoje você entenderá um pouco mais sobre o mezanino, sua origem, quais os materiais e as vantagens para a edificação. Acompanhe!

Mezanino na construção civil

Mezanino é a tradução da palavra italiana “Mezzanino”, que refere-se a “mezzo”, ou seja “meio” ou “metade”. O mezanino na construção civil é uma estrutura intermediária entre o térreo e o andar superior da construção (se existir). Se a edificação for de apenas um andar com pé direito alto, o mezanino é a plataforma que fica entre o chão e o teto, mas não forma um andar paralelo. 

Esse elemento arquitetônico é construído em ambientes com pé direito duplo ou superior. Geralmente é uma área aberta que recebe um guarda-corpo para proteção. O acesso é feito pela escada exclusiva ou comum, permitindo a integração dos ambientes. 

Há diferentes aplicações dessa estrutura, das quais podemos destacar:

  • Construção de cômodos extras em uma edificação com pé direito duplo, geralmente uma ante sala, biblioteca, sala de estudos, entre outros.
  • Servir como uma sala (pessoal ou comercial), escritório;
  • Servir como estoque de produtos;
  • Ampliar um ambiente comercial ou servir como recepção ou escritório; 
  • Ampliar a residência;
  • Servir como espaço extra em ambientes comerciais como restaurantes ou casas de show, como ambiente vip/ camarote.

materiais para mezaninos

Uma das vantagens dessa estrutura é justamente a versatilidade de materiais que podem ser usados. Basicamente, o material escolhido determina também o estilo de decoração. Entre eles podemos destacar:

Madeira

Geralmente é usado em decorações mais rústicas. A madeira é um excelente material tanto para a estrutura, quanto para o piso, mas também podem ser usadas estruturas metálicas para aumentar sua vida útil. 

É importante aqui escolher madeiras resistentes e fazer o tratamento para que elas durem por mais tempo. 

Alvenaria

A construção do mezanino com alvenaria proporciona uma visão mais clássica do ambiente, sendo recomendada principalmente para residências. É necessário considerar a construção de vigas e laje de concreto, o que torna o processo um pouco mais demorado em relação às estruturas metálicas. 

Metal

As estruturas metálicas são muito utilizadas em ambientes comerciais, indústria e em ambientes residenciais cujas decorações apresentam uma pegada mais industrial. O metal é usado tanto nas vigas, como no piso e guarda-corpo, com a vantagem de otimizar toda a fabricação.

É possível usar, por exemplo:

Chapa expandida 

Podem ser aplicadas tanto no piso, quanto no guarda-corpo, principalmente em ambientes industriais e comerciais onde não pode haver acúmulo de resíduos na parte superior. Esse tipo de chapa também proporciona um ótimo acabamento em guarda-corpo, favorecendo a decoração.

Chapa perfurada

Com alta resistência mecânica e a agentes corrosivos, a chapa perfurada também é uma ótima escolha. A vantagem aqui é na escolha dos tipos de furos, o que vai aumentar o leque de opções para projetos que priorizam a decoração. Também permite a fácil instalação e aproveitamento de espaço, associada a baixa necessidade de manutenção. 

Mezanino na construção civil

Vantagens do mezanino

Há uma série de vantagens em se construir um mezanino, das quais podemos destacar:

Aproveitamento de espaço

Edificações muito altas são especialmente beneficiadas com o aproveitamento do espaço. É possível utilizar aquele ambiente extra para diversos fins, independente se é em uma residência, comércio ou indústria. 

Possibilidade de isolar um ou mais ambientes

Mezaninos também têm a função de isolar, mas sem excluir ou fechar aquele ambiente. Geralmente essa função é muito usada para gestores que precisam acompanhar a produção de forma mais ampla ou em casas de shows, para criar o ambiente vip, mas sem que o visitante se sinta excluído. 

Permite aproveitar mais o apelo estético

Muitas vezes os arquitetos e projetistas fogem do convencional, utilizando diferentes formas e materiais para compor o mezanino. Esse apelo estético é fundamental para criar projetos modernos e eficientes, que valorizam ainda mais o ambiente. 

Como projetar o mezanino

Algumas sugestões podem ser úteis no momento de projetar o mezanino. São elas:

Planeje corretamente

O primeiro passo é planejar tudo a partir da área disponível, orçamento e preferências para não resultar em problemas, que vão desde o descontentamento a algo mais sério, como o comprometimento da estrutura. 

Se o projeto não for bem especificado, calculado e programado, o mezanino pode ocupar muito espaço e fazer o ambiente parecer menor, mais baixo ou achatado do que realmente é. Avalie se a edificação pode acomodar bem o mezanino, levando em consideração todas as questões técnicas. 

Determine o espaço 

Defina onde será instalado e qual sua função, assim é possível definir um material que suporte a atividade a ser realizada, de modo a não comprometer sua estrutura. 

Construa com materiais adequados

Qual dos materiais se adapta melhor a sua necessidade? Leve em consideração não só o preço, mas também o peso, a necessidade de manutenção e como ele vai “casar” com a arquitetura. A escolha do material é fundamental para tornar o mezanino funcional, resistente e com longa vida útil. 

Cuidado com altura 

Por fim, tenha cuidado para que seu mezanino não fique nem muito alto, nem muito baixo. O ideal é um mezanino entre 2,7 e 3 metros. 

Porque escolher a Bepex 

Caso você tenha optado pelo uso de chapas para a instalação do mezanino, não deixe de consultar a Bepex. Somos uma empresa com mais de 30 anos de experiência na fabricação de chapas expandidas, perfuradas, brises e fachadas.

Nosso parque fabril de 10 km² conta com capacidade de produção superior a 400 toneladas de chapas por mês. Adotamos um processo de produção moderno, capaz de trazer um excelente custo-benefício aos nossos clientes. 
Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça nossa proposta e fale com um dos consultores para sanar todas suas dúvidas.

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!