BEPEX

As ligas metálicas são misturas compostas por dois ou mais elementos, sendo o metal o principal componente. O intuito é desenvolver uma liga capaz de formar um metal leve e resistente. 

No mercado temos várias ligas, que recebem nomes específicos, como o ACM, Aço Inox, Aço galvanizado, entre outros. Continue lendo o post, conheça os principais metais e ligas metálicas utilizadas na indústria e construção, suas aplicações, entre outras informações. 

Metal leve e resistente – quais os principais?

Alumínio

O alumínio está no topo da lista de metais leves e resistentes. Trata-se de um metal versátil, usado em pisos, rampas, telhados, escadas, esquadrias, revestimento de paredes e uma infinidade de aplicações. 

As chapas desse material são ótimos isolantes térmicos, uma vez que refletem o calor e os raios solares. São altamente resistentes à corrosão, o que os torna ideais para edificações em áreas litorâneas, onde a maresia pode danificar certos materiais.

ACM (Material de Alumínio Composto) 

O ACM (Material de Alumínio Composto) é uma chapa composta por duas lâminas de alumínio com um núcleo termoplástico de polietileno de baixa densidade. Essa composição garante um material leve, porém resistente e forte, devido ao seu número termoplástico que funciona como um centro de absorção de impactos. 

Geralmente, as chapas apresentam 3 mm de espessura, com lâminas de alumínio de 0,21 mm. O processo de produção é moderno e envolve adesivos químicos que passam por altas temperaturas para “colar” as partes. 

Zinco

O zinco também é bastante utilizado na indústria, seja em placas ou na formação de ligas metálicas como o aço galvanizado. Em temperatura ambiente, o zinco é encontrado em estado sólido, com coloração branco-azulada. 

As placas, comumente comercializadas, são empregadas em diferentes áreas da indústria, arquitetura e construção civil devido a sua resistência à corrosão e mecânica. 

Aço galvanizado

O aço galvanizado também está na lista devido à sua empregabilidade, resistência e leveza quando comparado a outros materiais. É composto de uma liga de ferro que recebe o processo de galvanização, com uma camada extra de outro metal (geralmente o zinco, cromo ou estanho), o que lhe compreende maior resistência a agentes externos como corrosão, chuva, frio ou calor. 

Trata-se de um material amplamente utilizado na indústria, na produção de chapas, tubos, lâminas de metal, entre outros. 

Chapa expandida

A chapa expandida está na lista devido á sua leveza em relação a outros materiais como o ferro. É produzida principalmente de aço galvanizado, por ser uma liga resistente a ações do tempo e a danos mecânicos.

O processo de fabricação da chapa expandida permite que uma chapa comum passe por um processo de expansão, assim recebe aberturas de formato losangular. É bastante utilizada como elemento filtrante, em grades, pisos suspensos, entre outras aplicações. 

Chapa perfurada

A chapa perfurada é semelhante à chapa expandida, porém apresenta diferentes furos, também chamados de desenhos, com espessuras, formatos e diâmetros diferentes. Entre os desenhos mais comuns estão círculos, quadrados, retângulos, etc. 

Também são produzidas de ligas metálicas como o aço galvanizado, aço inox ou o alumínio. É muito empregada em pisos suspensos, mezaninos, grades, fachadas, brises e demais projetos arquitetônicos. 

Chapa xadrez

A chapa xadrez recebe esse nome devido aos desenhos em sua superfície que lembram um tabuleiro de xadrez. É produzida em aço inox, aço galvanizado e outras ligas metálicas, de modo a compreender maior resistência mecânica e à ações do tempo. 

Entre as principais aplicações da chapa xadrez estão mezaninos, pisos, no interior de ônibus, e muito mais. 

Como escolher o melhor material?

É importante definir inicialmente as características que se busca no material. Um metal leve e resistente é um pouco raso, portanto leve em consideração as características da liga, onde será empregada e os recursos que possui. Leve em conta também o local que receberá a liga, serventia, dimensões e local de armazenamento.  

Porque escolher a Bepex?

Se o assunto é chapa perfurada ou expandida, a Bepex é sem dúvida a melhor escolha. Com mais de vinte anos de experiência no mercado, a empresa possui um parque fabril moderno, capaz de produzir até 400 toneladas de chapas por mês. 

Sempre prezando pela eficiência, a marca é referência no mercado, oferecendo toda a atenção necessária para que seus clientes possam resolver suas dúvidas e fazer uma aquisição adequada às suas necessidades. Portanto, quando precisar não deixe de procurar a Bepex.
Quer saber mais sobre as soluções da Bepex. Acesse o site, veja o portfólio, converse com um dos consultores e esclareça todas as dúvidas

Postagens Relacionadas

Chapa para portão – modelos e como escolher
Processo de estampagem em chapas metálicas
Fachada com tela metálica – Quais os melhores modelos
Abrir WhatsApp
Atendimento Imediato no WhatsApp
Tire qualquer dúvida ou peça seu orçamento por aqui. Estamos a disposição!