BEPEX

O guarda-corpo, como o nome sugere, tem a função de proteger as pessoas em sacadas, varandas ou rampas. É também um componente relevante na decoração, já que é capaz de causar variações significativas no aspecto visual do ambiente onde está. 

No post de hoje você conhecerá alguns dos melhores materiais guarda-corpo, seja ele interno ou externo. Além disso, poderá entender mais sobre quais fatores levar em consideração para escolher o material adequado. Boa leitura. 

Quais os melhores materiais para guarda-corpo?

O guarda-corpo é uma proteção a meia altura em escadas, fachadas, mezaninos, terraços, entre outros locais que exigem proteção contra quedas. Existem vários materiais, dos quais podemos destacar:

Alumínio

É indicado para sacadas em que se prioriza o design sem abrir mão da segurança. Há vários tipos de desenhos que podem ser adotados, com linhas horizontais ou uso de vidros para dar um aspecto mais luxuoso à peça. É indicado para edifícios, comércio, residências, entre outras edificações. 

Chapa expandida

Chapa expandida é aquela chapa gradeada, geralmente com aberturas em formato de losango, muito usada em grades, fachadas e brises. O guarda corpo desse material costuma apresentar um design arrojado, ideal para compor diferentes projetos com sofisticação.  

A chapa expandida é muito resistente, pois trata-se de uma chapa de metal comum como o aço, que passa por um processo moderno de expansão. O resultado é um material resistente, sem emendas e versátil, que permite a passagem de luz e ventilação.  

Chapa perfurada

A chapa perfurada é composta de uma folha de metal (aço, alumínio, zinco ou outro material) que passou por um processo para receber furos, ou desenhos. 

São diversas as opções de formatos, diâmetros e espessuras, o que permite desenvolver projetos cada vez mais modernos, capazes de combinar com vários tipos de decoração. 

A vantagem dos furos é que permite a circulação de ar e a  passagem de luz, tornando esse material mais funcional. 

Aço Inox

O aço inox é um material de longa vida útil, resistente à ação do tempo, seguro e que combina com vários tipos de decoração. Um guarda-corpo de aço inox pode ter composição horizontal, lateral, combinada com vidros ou madeira, conforme a decoração adotada. 

É especialmente indicado para instalação em edifícios altos, com muitas varandas e sacadas. 

Como escolher Entre os Materiais para guarda-corpo? 

Quatro fatores são fundamentais para a escolha, confira:

Local

Antes da instalação do guarda-corpo, é necessário considerar o local em que será instalado. Por exemplo, um guarda corpo que vai passar por ação do tempo, em uma sacada ou fachada, não pode apresentar materiais como madeira, que pode apodrecer com o tempo.

Decoração

É relevante que o guarda-corpo “converse” com a decoração? Se sim, é importante utilizar um material capaz de manter a mesma assinatura que os demais elementos decorativos.

Altura do guarda corpo

Um guarda corpo deve ter pelo menos 1 metro de altura a partir do piso para aumentar a segurança. Se for do tipo gradil, a distância máxima entre os perfis não deve ultrapassar 110 mm para assegurar a proteção de crianças e animais. 

Valor agregado

Outro ponto a ser levado em consideração é o valor agregado do material. Todo mundo que precisa de guarda-corpos vai escolher um material levando em consideração a segurança. 

Resolvida essa questão, outros pontos também são relevantes, como beleza, praticidade, circulação de ar, visibilidade, entre outros. Tudo isso faz parte do valor agregado da peça. 

Porque contar com a Bepex?

Quem optar por guarda-corpo de chapa expandida ou chapa perfurada tem como opção a Bepex, empresa especializada na fabricação desses dois materiais. Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a empresa conta com um parque fabril extenso de 10 km², capaz de entregar cerca de 40 toneladas de chapas por mês. 

Oferecemos produtos de qualidade, frutos de um processo de produção moderno e com rígido controle de qualidade. Além disso, o nosso atendimento intimista é capaz de entender as necessidades dos clientes e oferecer soluções assertivas. 

Entre em contato, converse com um de nossos consultores e encontre a peça ideal para o seu projeto. 

Postagens Relacionadas

Chapa para portão – modelos e como escolher
Processo de estampagem em chapas metálicas
Fachada com tela metálica – Quais os melhores modelos
Abrir WhatsApp
Atendimento Imediato no WhatsApp
Tire qualquer dúvida ou peça seu orçamento por aqui. Estamos a disposição!