BEPEX

Brises são elementos arquitetônicos que alinham funcionalidade, sustentabilidade, aproveitamento dos recursos naturais e bom gosto.

O nome vem do francês brise soleil (quebra de sol) e são comumente utilizados em edificações que exigem luz natural ou mesmo o bloqueio do ofuscamento dos raios solares.  

Os materiais para brises são diversificados, cada um trazendo aparência, vantagens e desvantagens específicas.

Essas qualidades permitem que os brises sejam amplamente empregados em vários tipos de construções, como prédios públicos, faculdades, hospitais, centros comerciais, e até residências e edifícios residenciais. 

Continue lendo o post e entenda mais sobre a tecnologia empregada e os materiais para brises mais interessantes do mercado. Boa leitura. 

Materiais Para Brises

Quais são os materiais para brises mais usados?

ACM (Aluminum Composite Material – Material Composto De Alumínio) 

Muito usado para a comunicação visual, o ACM é um material que proporciona um toque de sofisticação e elegância ao brise. Com qualidade ímpar de acabamento, o ACM apresenta baixa necessidade de manutenção.

É composto por duas chapas externas de alumínio tratadas com um núcleo de polietileno, o que lhe compreende durabilidade, leveza, mas ao mesmo tempo resistência. O resultado é um produto com ótima uniformidade, beleza e longa vida útil.  

Aço carbônico

O aço carbônico é uma liga metálica resistente, que tem sido cada vez mais empregada em projetos de engenharia moderna, inclusive em projetos de arquitetura mais contemporâneos.

Os brises deste material apresentam ótima qualidade e acabamento, contudo para que haja melhor resistência a ferrugem e ação do tempo, eles presição ter algo tratamento superficial, como é o caso da galvanização.  

Aço inox

O aço inoxidável ou aço inox é uma liga metálica composta de ferro e cromo (ou níquel). É um material superior ao aço comum, apresentando excelente resistência à oxidação. É amplamente empregado na indústria em vários segmentos, chegando também à arquitetura. 

Brises produzidos em aço inox apresentam um acabamento único, baixa necessidade de manutenção, são versáteis e esteticamente agradáveis.

Alumínio

O alumínio é um material versátil, muito utilizado na construção civil. As chapas de alumínio são utilizadas na fabricação de brises para proporcionar maior reflexão do calor e dos raios solares. São especialmente indicadas para cidades litorâneas, devido sua resistência à corrosão. 

Trata-se de um material que proporciona maior beleza às edificações, apresenta baixa necessidade de manutenção e boa resistência. 

Cobre

O cobre é um metal que proporciona conforto estético e térmico quando empregado em brises e fachadas. As chapas de cobre são produzidas com rígidos padrões de qualidade, o que compreende ao brise maior qualidade e acabamento incrível. 

Zinco

O zinco é um metal não ferroso leve, que oferece uma solução eficaz para a produção de brises, fachadas, entre outros revestimentos de edifícios que sofrem com a exposição a condições climáticas adversas. As chapas de zinco são resistentes à umidade, isolam o calor e apresentam grande vida útil. 

Madeira 

A madeira também é utilizada na fabricação de brises. Com vida útil menor que os modelos de metal, a madeira se destaca na questão estética.

Como escolher o material certo para o seu projeto?

A escolha do material deve levar em consideração a disponibilidade financeira, visto que os valores variam. É importante avaliar também a necessidade de manutenção do brise. 

Alguns materiais como a madeira, exigem maior manutenção, troca de lâminas e envernização. Já outros materiais como o aço, demandam cuidados menores. 

Além disso, avalie a mão de obra para a instalação do brise. O valor pode variar, dependendo dos cuidados e do local, portanto consulte o arquiteto para avaliar a melhor opção. 

Quais os benefícios dos brises?

A maior vantagem aqui é a possibilidade de reter ou aproveitar a luz, conforme a necessidade. Dessa forma, é possível aumentar ou reduzir a insolação no recinto, bem como a passagem de ar. O ambiente fica melhor climatizado, evitando gastos extras com iluminação ou ar condicionado, por exemplo. 

As diversas cores e formatos valorizam o ambiente, sobretudo reformas, capazes de modernizar e proporcionar um design funcional à construção. Os painéis apresentam fácil instalação e as novas tecnologias como a CNC, que permitem fabricar brises em diferentes formatos. Os de metal, em específico, apresentam uma vida útil longa, com baixa necessidade de manutenção. 

Brises Sob Medida Direto da Fábrica

Quer ter um lindo brise na sua fachada? A BEPEX desenvolve modelos específicos para cada projeto, com materiais e formatos que se adéquam às necessidades dos clientes. Entre em contato com um dos nossos especialistas e tire todas suas dúvidas.

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!