BEPEX

Utilizado em áreas internas ou externas, o gradil para piso é um material resistente, durável, que atende as mais variadas necessidades da construção civil e instalações industriais. 

Como o nome sugere, é uma grade, mas ela é formada por metais robustos, capazes de suportar grandes pesos, inclusive em locais elevados. 

Continue lendo o post, entenda mais sobre o gradil, sua definição, principais aplicações, vantagens e como escolher. 

O que é gradil para piso

O gradil é uma peça de metal formada por várias lâminas dispostas na horizontal, vertical ou os dois, para formar uma grade modular. Geralmente se utiliza o aço, aço galvanizado, alumínio ou outra liga de metal resistente a ferrugem e outras intempéries. Também pode receber uma camada extra de material sintético, como poliéster, para potencializar sua resistência à corrosão.  

O gradil para pisos utiliza as grades horizontais e verticais, a fim de formar retângulos ou quadrados, chamadas tramas. Quanto menor é esse espaço, maior a segurança.  

Existem diferentes formas de se chegar aos modelos atuais de gradil. O mais comum é o processo de corte, repuxo e eletro solda. 

Inicialmente, as chapas de metal são cortadas e dispostas de acordo com o projeto de gradil. Em seguida são unidas pelo processo de eletrofusão, com equipamentos modernos que geram uma tensão elétrica controlada que funde as lâminas. 

Esse processo aumenta a resistência, sobretudo nos pontos de união das grades, dessa forma, as tramas não se desfazem mesmo se forem expostas a agentes químicos ou do tempo. Com a manutenção adequada, esse material pode durar muitos anos sem qualquer avaria. 

Aplicações

Entre as aplicações mais comuns do gradil para piso podemos ressaltar:

  • Pisos – ideal para indústria, comércio, pisos acima do subsolo em edifícios, jardins, parques, entre outros locais que demandam escoamento de água. 
  • Pisos suspensos e plataformas – ideal para pisos elevados devido à sua resistência física e mecânica.  
  • Torres – comumente usado nos andares de torres de transmissão;
  • Mezaninos – mezaninos de gradil para piso são muito resistentes e duráveis;
  • Estrutura para laje – também pode ser usado para formar grades que receberão concreto em lajes e pisos superiores. 

Além desses, o gradil é perfeito para a indústria siderúrgica, farmacêutica, petroquímica, mineração, alimentícia, para a construção de estruturas hidroelétricas, entre outras aplicações. 

Vantagens

Trata-se de um material excelente, com uma série de benefícios ao projeto, dos quais podemos destacar:

Maior resistência mecânica

As principais fabricantes de gradil pautam sua produção nas normas técnicas da NBR, a exemplo da NBR 6323, que define as características do gradil, bem como o revestimento de zinco no caso das lâminas galvanizadas

O intuito aqui é oferecer um produto com as qualidades técnicas ideais para diferentes tipos de aplicação. Com isso, temos um material resistente a impactos, capaz de suportar grandes pesos sem qualquer avaria. 

Maior resistência climática

Além do material ser resistente às variações climáticas, recebe uma proteção extra contra intempéries como frio, umidade, calor, chuvas, entre outros que podem danificar estruturas metálicas. Dependendo do lugar, como no caso de cidades litorâneas, basta uma proteção extra como óleo lubrificante para evitar a ação da maresia. 

Praticidade na instalação

Outro ponto é a possibilidade de adquirir peças feitas sob medida, assim não é preciso fazer cortes ou emendas. Basta utilizar a solda para fazer a instalação. 

Design diferenciado

O gradil possui design diferenciado, que também o torna bastante funcional, pois permite a passagem de luz, visibilidade e ar. Trata-se de um material que pode ser utilizado em diferentes projetos, de modo a trazer não só segurança, mas também compor decorações modernas e ousadas. 

Maior segurança

A junção das lâminas que fazem parte do gradil para piso possuem acabamento diferenciado, o que dificulta seu rompimento, mesmo utilizando ferramentas para isso. O ponto-chave aqui é aumentar a proteção e segurança da área.

Maior custo benefício

Em geral, o gradil é um material que pode ser facilmente armazenado, transportado e instalado. No final, o custo-benefício é maior do que se for adquirido outro material ou fabricar estruturas semelhantes. 

A maior vantagem em relação à produção própria, é que se economiza tempo ao adquirir de uma empresa terceira, que já tem a expertise necessária para desenvolver produtos seguros e eficientes. 

Versatilidade de uso 

No quesito aplicação, o gradil para pisos é muito versátil, podendo ser instalado em espaços internos e externos, em áreas residenciais, comerciais, industriais, etc. 

Como escolher

O primeiro passo é definir o que realmente precisa, levando em consideração a finalidade e a estrutura que deseja construir. Em seguida avalie as medidas e só aí pode começar a procurar um fornecedor. 

Um deles é a Bepex, com ampla experiência no segmento de placas de metal, chapas perfuradas, chapas expandidas, entre outras. São mais de 30 anos de mercado, sempre prezando pela satisfação dos clientes, independente do porte e segmento em que atuam. 
Nosso parque fabril é capaz de produzir cerca de 40 mil toneladas de chapas por mês. Conheça um pouco mais do nosso portfólio acessando o site.

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!