BEPEX

Antigamente o forro de alumínio era usado apenas em ambientes industriais, no entanto, a possibilidade de desenvolver projetos cada vez mais interessantes fez com que fosse aplicado em outras edificações. Casas, edifícios corporativos, comércio em geral, entre outros projetos passaram a adotar esse tipo de material. 

Trata-se de um material que oferece uma série de vantagens, principalmente a possibilidade de adequação às mais diferentes necessidades. Leia o post, entenda mais sobre o que é, as principais aplicações e quais são as vantagens. Acompanhe!

O que é o forro de alumínio

É uma estrutura rígida formada por placas de alumínio tradicional ou ACM (Aluminum Composite Material). Essas estruturas podem ser linear, modular ou do tipo colmeia, conforme o desenho escolhido. 

As placas são dispostas uma ao lado da outra proporcionando um fino acabamento, evitando o acúmulo de poeira e “escondendo” fiações elétricas, encanação e demais dutos. 

Os tipos mais comuns de forro de alumínio são:

  • Linear – as placas são dispostas na horizontal, semelhante ao forro de pvc, instaladas com rebites ou parafusos. 
  • Modular – como o nome sugere, as placas são dispostas em módulos retangulares ou quadrados, instalados com rebites ou parafusos.  
  • Colmeia – neste modelo, são pequenos quadrados, losangos ou hexágonos que formam uma estrutura semelhante a uma colmeia, daí o nome. Nele, as placas são dispostas lado a lado na vertical, podendo apresentar superfície lisa ou vazada. É um dos modelos com maior apelo estético, com visual uniforme e chamativo. 

Principais aplicações

Como vimos, os forros metálicos foram muito tempo utilizados apenas no ambiente industrial. Hoje é comum seu emprego em projetos decorativos incríveis em diferentes segmentos como:

  • residências;
  • hospitais;
  • escolas;
  • centros comerciais;
  • escritórios;
  • supermercados;
  • postos de combustíveis;
  • lojas em geral;
  • concessionárias;
  • bancos;
  • estádios;
  • restaurantes;
  • hotéis;
  • repartições públicas, etc. 

Vantagens

Ideal para abrigar instalações elétricas e hidráulicas, o forro de alumínio proporciona um acabamento perfeito ao teto. Entre os benefícios do forro de alumínio podemos destacar:

Sofisticação 

Mesmo os modelos mais simples podem contribuir para uma decoração mais versátil e sofisticada. Do ponto de vista estético, permite a criação de projetos visualmente uniformes, discretos e modernos, que podem ser personalizados conforme a largura das placas. 

Fácil Instalação

A instalação é relativamente simples, principalmente pelo fato de poder personalizar as medidas conforme as dimensões disponíveis. Dessa forma, não é preciso fazer cortes ou adaptações, já que o pedido feito ao fornecedor se adéqua a estrutura que vai receber as placas de alumínio. 

A instalação é feita utilizando rebites ou parafusos, de forma simples em uma estrutura de metal previamente instalada. Trata-se de um processo ágil que permite grande ganho de tempo. 

Alta resistência

O alumínio é um metal relativamente resistente a ação do tempo, umidade e corrosão. Também apresenta certa resistência mecânica a impactos e ao fogo, não propagando as chamas. Possui grau de densidade de fumaça 8, o que é considerado seguro em casos de incêndio.

Conforto acústico e térmico. 

A forma de produção busca atender aos mais rígidos parâmetros de segurança estrutural de um teto, capaz de promover melhor conforto térmico. Além disso, os forros de alumínio podem contribuir sensivelmente para o isolamento acústico do local onde são instalados. Por isso são muito utilizados em locais como escolas, hospitais e bibliotecas. 

Fácil manutenção

Basta apenas a limpeza com pano para evitar o acúmulo de poeira. Dependendo do local, será necessário a aplicação de algum lubrificante, como é o caso das regiões litorâneas, assim reduz a ação da maresia. 

Possibilidade de personalização

Trata-se de uma material bem versátil, em que se pode fugir do tradicional, tanto em formas quanto cores. As placas podem receber tinturas ou você tem a opção de escolher o ACM com cores sólidas, metálicas, escovadas, entre outros tipos de acabamento. 

Ótimo custo benefício

Embora o custo dos forros metálicos seja um pouco mais elevado do que outros materiais, no final há economia em diferentes frentes. Devido às suas características e peso menor se comparado a outros metais é possível dinamizar o transporte, manuseio, armazenamento e instalação. 

A manutenção é simples e você terá um material para a vida toda. Se colocar todos esses benefícios na ponta do lápis, você tem um produto otimizado, durável e que demanda apenas limpeza simples.

Onde encontrar forros de alumínio de qualidade

É importante contar com um fornecedor sério, capaz de atender os pedidos com agilidade, independente de sua escala. A Bepex é um desses fornecedores, pois conta com um processo de comercialização e fabricação ágil do início ao fim. 

Somos uma empresa com mais de 30 anos no mercado, com parque fabril extenso, capaz de produzir cerca de 40 toneladas de chapas expandidas e perfuradas de vários materiais, inclusive o alumínio. 

Oferecemos soluções completas para seu projeto, que incluem não só forros, mas também brises, fachadas, divisórias, guarda-corpos, entre outros elementos da arquitetura, design e construção civil. 

Entre em contato conosco em nosso site. Um de nossos consultores entrará em contato para sanar todas as dúvidas. 

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!