BEPEX

A fachada de alumínio é sinônimo de durabilidade, resistência e elegância. Trata-se de um tipo de revestimento utilizado em prédios residenciais, comerciais, corporativos, além de lojas, casas, entre outras edificações. 

Versátil, as fachadas desse material são compostas por lâminas que asseguram a instalação mais simples, sua melhor disposição e aproveitamento conforme o projeto utilizado. 

Continue lendo o post, entenda um pouco mais sobre esse material que tem se sido cada vez mais utilizado em diversos tipos de projetos, suas vantagens e como escolher. Acompanhe!

O que são fachadas de alumínio

A fachada é a face exterior de um imóvel. É parte aparente ao público, chamada também de frontispício. Pode ser feita de diversos materiais, no entanto, alguns deles proporcionam um acabamento mais interessante do ponto de vista estético. 

É o caso das fachadas de alumínio, um material relativamente resistente, capaz de trazer uma série de benefícios à edificação. 

Existem basicamente 3 tipos de fachadas de alumínio:

Fachada unitizada

É formada por módulos, geralmente lâminas (retangulares ou quadradas) dispostas na horizontal ou vertical que se encaixam entre si por meio de perfis ou outro tipo de junção (rebites, parafusos, ancoragem ou soldas). 

A montagem dos módulos pode ser feita diretamente na fábrica ou no local de instalação (canteiro de obras). O diferencial em relação aos demais tipos é a ausência de balancim, visto que a fixação dos painéis é feita com o operário no interior do imóvel. 

Fachada Grid

Também chamada de fachada stick glazing, esse tipo de fachada utiliza as lâminas de alumínio e o vidro para dar um melhor acabamento. As lâminas continuam retangulares ou quadrados, mas são dispostas em diferentes orientações para dar sustentação aos vidros e assim criar diferentes tipos de desenhos. 

Fachada com brise

Brise é um elemento arquitetônico que compõe fachadas formado por lâminas de metal. No caso do alumínio, os brises são compostos de lâminas retangulares dispostas na horizontal e vertical. 

A maior vantagem aqui é a possibilidade de abrir e fechar as lâminas para a passagem de luz, som e ar, o que proporciona maior conforto térmico e sonoro.

Benefícios da fachada de alumínio

Entre as vantagens desse material, podemos destacar:  

Adequação ao projeto

As lâminas que formam as fachadas de alumínio são disponibilizadas em diferentes formatos, de modo a atender as mais diferenciadas necessidades e gostos. Isso permite desenvolver projetos únicos, funcionais, sofisticados e de bom gosto. 

Grande resistência física 

Embora seja um material relativamente leve se comparado a outras estruturas de metal, o alumínio possui grande resistência mecânica, capaz de suportar peso ou impactos sem grandes avarias. 

Grande resistência a intempéries

O alumínio em si é relativamente resistente à umidade, frio, calor ambiental, corrosão e demais variações climáticas. Além disso, é possível receber uma pintura especial que vai aumentar sua durabilidade, mesmo em locais potencialmente corrosivos, como regiões litorâneas onde a maresia pode danificar os metais em geral. 

Grande durabilidade

O alumínio é um material que pode durar anos com a manutenção adequada. Trata-se de um metal que dificilmente enferruja. Sua vida útil média está acima dos 50 anos, mas pode durar bem mais. 

Baixa necessidade de manutenção 

A manutenção é relativamente simples. A maior necessidade aqui é evitar o acúmulo de poeira, pois pode reduzir a vida útil do material. Isso pode ser feito utilizando um pano úmido ou assopradores, caso seja mais complicado fazer a limpeza das lâminas. 

Se for uma área litorâneas, as lâminas podem precisar de uma proteção extra, como uma camada de lubrificante, capaz de reduzir a ação da maresia. 

Fácil instalação

A instalação das lâminas é relativamente simples visto que sua fixação pode ser feita de diferentes formas, muitas delas eficientes e rápidas. Além disso, você pode solicitar ao fabricante as lâminas nas medidas que precisa, assim evita-se o trabalho de corte e adequação a estrutura. 

Maior privacidade

Fachadas de alumínio proporcionam uma maior privacidade, principalmente se forem do tipo brise, que podem ser fechadas quando for conveniente. 

Como escolher a fachada de alumínio ideal

O primeiro passo é entender as medidas que você tem, a partir daí poderá avaliar qual estilo pode adotar. Feito isso, o passo seguinte é a escolha do estilo, se vai ser o convencional (unitizada), com lâminas verticais ou horizontais, do tipo brise ou grid. 

Vale ressaltar que quando se trata de fachada, o ideal é que os elementos externos sejam capazes de refletir o que há em seu interior. Uma fachada sofisticada, com aspectos mais futuristas, não casa bem com uma decoração interior retrô. 

Avalie a forma como serão instaladas, medidas, entre outros aspectos técnicos para evitar desperdícios e manter a adequação do projeto. Todo cuidado é pouco, por isso vale a pena planejar tudo, sobretudo o fornecedor. 

A Bepex destaca-se em meio a concorrência, pois oferece todo o suporte ao cliente, desde o planejamento. São mais de 30 anos de experiência e um parque fabril de 10 lm2, capaz de produzir mais de 40 toneladas de chapas por mês. 

Temos a experiência, produtos de qualidade e um atendimento todo especial. Quer saber mais? Acesse nosso site e peça ajuda a um de nossos consultores.

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!