BEPEX

As telas de metal podem ser usadas em uma série de aplicações e uma delas são as fachadas. Mas não é qualquer material, é importante contar com opções versáteis, capazes de trazer benefícios ao imóvel. 

Por isso, são comuns os modelos de fachada com tela metálica, que apresentam uma série de vantagens em relação a outras opções.

No post de hoje, você conhecerá alguns modelos interessantes, entenderá como escolher o certo para o seu projeto e descobrirá fornecedores ideais. Boa leitura!

Quais as opções de fachada com tela metálica?

Entre os modelos mais interessantes, podemos ressaltar: 

Tela de chapa expandida

A chapa expandida é uma chapa de metal que passa pelo processo de expansão. Geralmente aço carbono, aço galvanizado, aço inox, entre outras ligas metálicas, são posicionadas em uma máquina específica, que expande o metal de modo a gerar aberturas em formato losangular. 

Essa abertura transforma uma chapa lisa em uma chapa resistente, sem emendas e com aberturas que permitem a passagem de luz, som, ou ventilação. 

Trata-se de um material amplamente usado como grades, plataformas de segurança, guarda-corpo, portas, mezaninos, pisos suspensos, na indústria para filtragem de produtos, entre outras aplicações. 

No fechamento de fachadas, a chapa expandida permite criar projetos arquitetônicos versáteis, com diferentes malhas, que valorizam o imóvel, trazem maior segurança e com longa vida útil. A manutenção é mínima e o material usado resiste a ação do tempo, corrosão, entre outras intempéries. 

Tela de chapa perfurada

A chapa perfurada é uma das mais usadas, não só por conta das suas qualidades e resistência, mas também pelo design, visto que é possível diversificar os furos e desenhos da chapa. 

Como o nome sugere, trata-se de uma chapa lisa que recebe furos por meio de uma máquina específica. Esses furos são chamados de desenhos. Apresentam diferentes diâmetros, tamanhos e formatos além do redondo, como quadrado, retangular, hexagonal, etc. 

E é essa característica que a torna ideal para desenvolver projetos cada vez mais interessantes, que compõem um design diferenciado. Além disso, como as chapas são de um metal resistente, podem durar anos sem sofrer com a ação do tempo, corrosão ou danos mecânicos. 

Tela metálica ondulada

A tela metálica ondulada ou tela artística, é formada por fios de metal como arame de aço, aço galvanizado ou outro metal resistente. Os arames são entrelaçados e formam quadrados ou retângulos. 

Também podem receber uma camada extra de polietileno ou PVC para aumentar sua resistência a agentes externos como umidade, evitando assim a corrosão. 

Esse tipo de tela é ideal para delimitar áreas, mas também pode revestir fachadas, de modo a trazer maior segurança, permitir a passagem de ar e luz, entre outros benefícios, independente do tipo de imóvel que vai recebê-la. 

Tela tecido metálico

Outro tipo de tela que pode ser usada em projetos de fachada é a tela de tecido metálico. É confeccionada a partir de arames galvanizados, aço e alumínio. A grande vantagem aqui é a diversidade de malhas e fios, o que pode favorecer diversos tipos de fachadas, facilitando a instalação e manutenção. 

Tela eletrosoldada

Esse tipo de tela é formada por arames de aço ou outro material resistente unidos em malha pelo processo de soldagem elétrica. Possui alta durabilidade, ótimo acabamento, sendo indicada para fachadas de prédios, casas, imóveis comerciais, entre outros. 

Pode apresentar diferentes malhas e revestimentos, como a galvanização. 

Materiais Para Brises

Como escolher a melhor tela metálica para fachada?

Vamos aos pontos-chave para a escolha:

Entenda quais as medidas ideais

Esse pode ser o principal ponto a levar em consideração, pois ao encomendar a tela ou chapa ideal, é possível evitar cortes ou emendas desnecessários, que podem comprometer a estética da fachada. Ao encontrar a medida ideal, é possível economizar tempo e dinheiro com transporte, armazenamento, manuseio e instalação. 

Defina o melhor material

Alguns materiais sofrem menos com a ação do tempo, como o aço galvanizado, que recebe uma camada extra de zinco para evitar perda de cor ou corrosão. Eles podem ser mais custosos no primeiro momento, mas a economia com manutenção pode valer a pena, portanto coloque todos os prós e contras na balança. 

Defina a abertura ideal

Considere também a abertura ideal, nesse caso, a abertura da tela ou o diâmetro do furo (no caso da chapa perfurada). Para isso leve em consideração pontos como passagem de ar, luz, visibilidade e características que você quer no projeto. Assim é possível dar preferência a uma menor ou maior abertura. 

Qual tipo de estrutura

A pergunta a ser respondida aqui é: como a tela será fixada? Argamassa, solda, parafusos, ou outro? Para que a instalação fique uniforme é importante definir uma tela que se adéque a estrutura que vai recebê-la, bem como o tipo de fixação e o reforço para evitar acidentes. 

Como escolher o fornecedor?

Tão importante quanto escolher elaborar um projeto inovador e um material que se adéque perfeitamente a ele, é fundamental escolher um bom fornecedor, com a expertise e capacidade de entregar o pedido em tempo hábil, nas condições solicitadas, a fim de proporcionar maior custo-benefício. 

A Bepex é este fornecedor. Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a empresa conta com um parque fabril de 10 km², com capacidade de produção que chega a 400 toneladas por mês. 

Somos referência no mercado em chapas perfuradas e expandidas, que atendem muito bem a vários tipos de fachadas, além de brises, mezaninos, pisos suspensos, entre outras necessidades. Atendemos a todo o país de forma rápida e eficiente. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo site e um dos nossos consultores passará todas as informações necessárias. 

Postagens Relacionadas

Chapa para portão – modelos e como escolher
Processo de estampagem em chapas metálicas
Fachada com tela metálica – Quais os melhores modelos
Abrir WhatsApp
Atendimento Imediato no WhatsApp
Tire qualquer dúvida ou peça seu orçamento por aqui. Estamos a disposição!