BEPEX

A fachada com brise metálico atrai não só pela beleza, mas também pelo conforto. Trata-se de uma estrutura que fica excelente em projetos de edifícios, comércios, escritórios e residências, de modo a trazer maior sofisticação e funcionalidade ao imóvel. 

Brise é um elemento instalado em fachadas e janelas formado por lâminas de metal ou madeira ou outro material. Essas lâminas são dispostas do lado de fora dessas estruturas, podendo ser fixas ou móveis, assim é possível fechá-las quando for necessário. 

Continue lendo o post, entenda mais sobre os melhores materiais, como escolher, entre outros pontos relevantes sobre o tema. Acompanhe!

Quais os melhores materiais para a fachada com brise metálico

As ligas de metal são as mais indicadas, visto a durabilidade, resistência e menor necessidade de manutenção em relação a outros materiais. Vamos a elas:

Aço Galvanizado e aço carbono

Essas duas ligas metálicas apresentam alta resistência a danos mecânicos, corrosão, entre outras ações do tempo. 

O aço galvanizado é formado por uma liga de aço comum que passa pelo processo de galvanização, que reveste a chapa com uma camada de zinco bem fina, o que aumenta sua resistência contra a corrosão (ferrugem). 

Já o aço carbono possui em sua composição o ferro gusa e o carbono, assim também apresenta uma resistência extra contra agentes externos. 

As duas opções são ótimas para a fabricação de brises para fachada, tanto para os modelos verticais, quanto horizontais. Apresentam longa vida útil e manutenção facilitada. 

Alumínio

O alumínio também é um ótimo material para compor o brise. É relativamente leve se comparado a outras ligas metálicas, o que permite sua instalação em diferentes estruturas. Seu uso em brises pode proporcionar um toque diferenciado à fachada, devido à cor bem viva desse material. 

Chapa Expandida

Chapa expandida é um tipo de chapa maciça, geralmente aço galvanizado ou aço carbono que passa por um processo moderno de expansão, o que gera aberturas losangulares de mesma espessura de malha. 

É amplamente usada na construção civil e arquitetura para compor pisos suspensos, rampas, parapeitos, escadas, plataformas de segurança, grades, etc. Na indústria é aplicada como elemento filtrante. 

As fachadas com brise metálico podem ganhar ainda mais estilo e funcionalidade com a chapa expandida. As diferentes aberturas nesta chapa permitem desenvolver projetos modernos, que além de manter a privacidade, facilitam a passagem de ar e luz, tornando o ambiente mais agradável. 

Chapa Perfurada

A chapa perfurada, como o nome sugere, é uma chapa metálica com furos. Pode ser de aço carbono, aço galvanizado, zinco, alumínio, ACM entre outros materiais. É muito usada na construção civil e na indústria para compor mezaninos, plataformas, pisos suspensos, fachadas, guarda-corpos e uma infinidade de aplicações na indústria. 

Para compor brises de fachadas, as chapas perfuradas são ótimas, não só pela funcionalidade, mas também pela diversidade de projetos arquitetônicos e combinações de design. Isso porque há uma variedade de furos, com tamanhos, diâmetros e desenhos que favorecem a arquitetura, podendo combinar com vários tipos de estilos, decorações, preferências, etc. 

Quais os benefícios das fachadas com brises

Entre os benefícios podemos ressaltar:

  • Reduz a incidência dos raios solares – a principal vantagem da fachada com brise metálico é proteger a construção contra a radiação solar;
  • Reduz a temperatura – além de proteger contra os raios solares, também reduz a temperatura dos ambientes quentes;
  • Aumenta a privacidade – a angulação das lâminas bloqueiam a passagem da visão e dependendo do material, como chapa perfurada, permite uma visão de fora, mas não que as outras pessoas observem quem está dentro;
  • Reduz gastos com iluminação e ar condicionado – com a maior passagem de luz e ar, é possível reduzir esses gastos;
  • Produção industrial – brises metálicos possuem produção industrial, assim é possível reduzir custos para grandes aquisições; 
  • São leves – as lâminas de metal são relativamente leves se comparadas a outros materiais como o concreto;
  • Melhora na higienização – as lâminas de metal são mais fáceis de higienizar e conduzir a manutenção em relação a outros materiais.  
  • Melhora a acústica do ambiente – Os brises tem grande potencialidade termoacústica, dessa forma, quando fechados, podem isolar a temperatura do ambiente; 
  • Fácil instalação – 
  • Excelente durabilidade – materiais como o aço galvanizado, chapas expandidas, entre outros metais listados são altamente resistentes e com grande vida útil;
  • Auxilia em projetos arquitetônicos – brises em fachadas proporcionam maior variedade de projetos, valorizando diferentes tipos de decoração. 

Além disso, são fáceis de transportar, manusear e instalar. São materiais atóxicos e 100% recicláveis. 

Como escolher

Alguns pontos podem ajudar na escolha do material e estilo da fachada. Entre eles podemos listar:

Vertical ou horizontal

Qual a disposição das lâminas: horizontal ou vertical? Brises verticais são mais indicados para fachadas leste e oeste que costumam receber o sol da manhã e o da tarde. Brises horizontais são indicados para fachadas norte, pois recebem sol durante todo o dia. Fachadas sul podem receber tanto verticais quanto horizontais. 

Fixo ou flexível

As lâminas serão fixas ou flexíveis. As fixas exigem menos manutenção, no entanto, não proporcionam todas as vantagens das flexíveis, que podem ser abertas ou fechadas de acordo com o tempo, por exemplo. 

Material

O material influencia principalmente no preço. Escolha aquele que mais se adéqua às suas preferências, sem deixar de lado fatores como resistência e vida útil.  

Como escolher fornecedor

O fornecedor precisa atender suas demandas e preferências, por isso é importante contar com quem possui experiência de mercado. 

Um exemplo é a Bepex, especializada na fabricação de brises de diversos tipos, chapas expandidas e chapas perfuradas. A empresa conta com um parque fabril de mais de 10 km², que cresceu e evoluiu ao longo dos quase 30 anos de história e dedicação aos clientes. 

A Bepex conta com um portfólio extenso de obras em que atua como parceira de arquitetos, empreiteiras e construtoras, oferecendo ótimas opções em brises com diferentes tamanhos e estilos. 

Gostou do que leu e quer saber mais sobre as soluções da Bepex? Entre em contato conosco pelo site, assim um dos nossos consultores entrará em contato para sanar todas as dúvidas. 

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!