BEPEX

A chapa de ferro fundido é formada por uma liga ternária constituída de ferro, carbono e silício. É amplamente aplicada na metalurgia para a fabricação de peças que compõem veículos, maquinário agrícola, componentes de tubulações, utensílios de cozinha, entre outros materiais que exigem esforços mecânicos consideráveis. 

Uma das razões pelas quais o ferro fundido é muito utilizado é justamente sua resistência à ferrugem e demais intempéries do tempo. Talvez por essa resistência, muita gente acredita que essas chapas não demandam manutenção, o que é um erro que acaba reduzindo sua vida útil consideravelmente. 

No post de hoje, você aprenderá como limpar chapa de ferro fundido, quais os principais mecanismos para isso e assim manter sua vida útil elevada. Acompanhe!

Cuidados com a chapa de ferro fundido

Inicialmente vamos aos cuidados necessários para o armazenamento desse tipo de material. O ideal é que estejam acondicionados em locais cobertos, secos e protegidos contra o sol, chuva, umidade e fiação elétrica para evitar quaisquer acidentes. 

As chapas não devem estar em contato direto com o chão, daí a necessidade de utilizar alguma estrutura como paletes ou caibros de madeira. Ao armazenar as chapas dessa forma, mantém-se o material protegido, organizado e ainda reduz-se o espaço de armazenamento. 

Caso as chapas sejam empilhadas é importante que estejam secas e untadas com uma fina camada de lubrificante para evitar a ferrugem precoce. 

Como limpar a chapa de ferro fundido?

A limpeza das chapas de ferro fundido pode ser simples ou mais complicada de acordo com a sujeira. Para situações mais simples, basta sal grosso, sabão neutro e enxágue. Após a limpeza secar bem a chapa. 

Além deles, existem substâncias que agem na limpeza profunda do ferro fundido e podem ser aplicadas conforme as instruções do fabricante. Veja:

Água e vinagre

Água e vinagre são soluções caseiras que mantêm a superfície das chapas limpas e com baixo custo. São indicadas para limpezas leves, em que basta o uso de água morna, detergente e vinagre. Esses agentes não danificam a superfície, mas não se deve deixar qualquer resíduo, pois pode ajudar no processo de corrosão. 

WD-40

O WD-40 protege o metal contra a ferrugem e oxidação, remove óleo, gordura, poeira e sujidades. É um método que permite limpar com perfeição o ferro fundido e outros tipos de liga de ferro/aço, inclusive o aço inoxidável

O produto dispensa o uso de água e sabão. Basta aplicá-lo sobre a superfície, esperar agir e retirar o excesso com pano úmido. A vantagem é que o WD-40 age como lubrificante, criando uma camada de proteção. 

Demais produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza também podem ser usados, sobretudo aqueles que possuem ação ácida leve. Caso utilize algum outro limpador de metais ou produto de limpeza evite aqueles que possuem em sua composição o cloro, pois pode danificar a estrutura do ferro fundido. 

Como tirar ferrugem da chapa de ferro fundido

Utensílios de ferro expostos à umidade e ao ar estão sujeitos à ferrugem. As chapas de ferro fundido possuem uma camada protetora, que é a primeira a ser corroída pela ferrugem. Se for esse o caso, utilize uma lã de aço ou lixa para retirar essa camada e em seguida um ou mais métodos a seguir:

Solução caseira

Essa solução caseira utiliza basicamente água quente e bicarbonato de sódio. Deixe a mistura agir sobre o material por cerca de 5 minutos e depois utilize uma escova para retirar o excesso de ferrugem. 

Você também pode usar o vinagre, que também age na ferrugem.

Convertedor de ferrugem

O convertedor de ferrugem é um agente concentrado que reage à ferrugem para transformá-la em uma espécie de camada, geralmente de coloração preta e resistente. Elimina a ferrugem sem a necessidade de lixamento. 

Seu poder de adesão e resistência garantem uma maior vida útil às chapas de ferro fundido, inclusive aquelas que estão associadas a grandes temperaturas, visto que o convertedor suporta até 100ºC após secagem.

Neutralizador de ferrugem

O neutralizador de ferrugem, também chamado de removedor de ferrugem, atua de forma química sobre a oxidação, transformando a ferrugem em fosfatos passivadores.

Porque contar com a Bepex

Referência na produção de chapas expandidas e chapas perfuradas, a Bepex oferece uma gama de soluções no segmento. São chapas de materiais como aço galvanizado, alumínio, entre outros, com grande resistência a ferrugem e corrosão. 

Nosso parque fabril conta com 10 km² de extensão e capacidade de entrega de mais de 400 toneladas de chapas por mês. Atendemos clientes de todo o país, independente do porte e necessidade. 
Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça nossas soluções e fale com um dos nossos consultores.

Postagens Relacionadas

Aço carbono é mais leve que o alumínio?
Qual o preço do brise de madeira
Como limpar chapa de ferro fundido

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!