BEPEX

Utilizada para diversos fins, sejam industriais ou na construção civil, as chapas expandidas possuem um papel importante.

São compostas por metal expandido, uma placa metálica que sofre modificações através de cortes específicos. O resultado é uma tela resistente, com alta durabilidade e baixo custo em relação a outros materiais semelhantes. 

Devido às diferentes necessidades como encaixe no projeto, transporte, planejar sua instalação faz-se necessário saber o peso dessas chapas. 

Mas não se preocupe, pois não é preciso utilizar uma balança para medir o peso de cada chapa expandida de aço. Independente do seu formato, é possível encontrar o peso teórico do material, considerando alguns fatores simples no cálculo. 

Continue lendo o post e descubra como calcular o peso da chapa expandida. 

Fórmula para calcular o preço da chapa expandida

A fórmula básica utiliza as medidas que você já possui: os lados, espessura x peso teórico (L1 x L2 x E x PE). Para isso vamos usar como exemplo a tabela abaixo:

Peso Teórico das Chapas Expandidas de Aço Carbono
EspessuraMalhaPeso teóricokg/m²
pol.mm
mm
1/8″3,00384,20
3/16″4,75408,00
1/4″6,304011,00

Como exemplo, vamos usar uma chapa expandida que tem 400 milímetros de largura, 800 milímetros de comprimento e malha de 4,75 milímetros. O primeiro passo é transformar os lados em metros. Para isso, basta dividir o valor em milímetros por 1000.

Assim, teremos 400:1000 = 0,4 e 800:1000 = 0,8. Vale ressaltar que o valor correspondente a espessura não precisa ser transformado em metros, apenas os lados.

Supondo que essa chapa expandida que o peso teórico seja de 8 kg/m², conforme a tabela acima. A fórmula será a seguinte:

0,4 (largura) x 0,8 (altura) x 4,75 (espessura) x 8 (peso teórico) = 12,5 kg. 

Essa fórmula pode ser usada para calcular chapas expandidas de ⅛. 3/16 e ¼, lisas e retangulares de aço. Para outros materiais, basta identificar o valor do peso específico e a espessura. 

Vamos utilizar outro exemplo com uma chapa de alumínio, cujo peso teórico é de 2,6 k/m² com as mesmas medidas e malha anteriores. 

O cálculo neste exemplo seria: 0,4 x 0,8 x 4,75 x 4,5. Neste caso o peso seria de 6,84 quilos. 

Para saber o peso teórico das chapas expandidas de qualquer espessura e material, basta consultar nossas tabelas para Aço Carbono simples e galvanizado, Aço Inox e Alumínio.

Porque é importante saber o cálculo da chapa expandida?

O principal motivo é a adequação ao projeto. Com o cálculo é possível saber estimar o peso real, assim o responsável pode avaliar o peso de toda a estrutura e quais elementos são necessários para dar suporte. 

Com diferentes tamanhos, esse material apresenta inúmeras funções como proteção de máquinas industriais, fabricação de brises, tela de proteção, grades, entre outros. Saber o preço vai ajudar diretamente na execução do projeto. 

Outro ponto relevante é o transporte. O peso vai ajudar no cálculo do frete, o veículo adequado para o transporte, quantidade de pessoas para fazer o carregamento, itens necessários, quantidade de viagens necessárias para transportar as chapas e o local de armazenamento. 

Por fim a instalação é facilitada quando você já sabe o peso da chapa, assim é possível planejá-la da melhor forma possível, a mão de obra necessária e demais equipamentos para auxiliar no procedimento. 

Quais as vantagens da chapa expandida?

Uma das principais características da chapa expandida é sua superfície aberta, o que facilita a passagem de luz, ar e som. Além disso, evita o acúmulo de sujeira ou água, sendo amplamente utilizada no setor industrial e construção civil. 

A chapa expandida é produzida com metal que foi cisalhado várias vezes, o que compreende um aumento de tamanho e uma série de custos benefícios, dos quais podemos ressaltar:

  • Menor custo em relação a produtos semelhantes como o metal perfurado e chapa xadrez;
  • A estrutura em formato de losangos conferem maior resistência à chapa, aumentando sua área aberta;
  • Permite múltipla aplicabilidade como proteção de equipamentos e residências, mezaninos, brises, forros, entre outros;
  • Mais leves, permitindo o fácil manuseio. 

Na hora de fazer o cálculo da chapa expandida é importante ter em mente o projeto, se haverá cortes e o objetivo. Cada material apresenta características e destinação adequada, por isso é importante saber todas essas informações para não errar na conta. 

Precisa de chapa expandida? A Bepex oferece chapas de aço carbono, aço carbono galvanizado, inox e alumínio. Entre em contato, consulte um dos nossos consultores e faça um orçamento.

Postagens Relacionadas

Chapa para portão – modelos e como escolher
Processo de estampagem em chapas metálicas
Fachada com tela metálica – Quais os melhores modelos
Abrir WhatsApp
Atendimento Imediato no WhatsApp
Tire qualquer dúvida ou peça seu orçamento por aqui. Estamos a disposição!