BEPEX

Um portão que utiliza uma chapa de metal ganha mais imponência logo no primeiro olhar. Os modelos de chapa para portão disponíveis no mercado são acima de tudo versáteis, adaptam-se a diferentes ambientes e estilos, permitem o uso de soldas (elétrica ou mig), cortes, entre outros métodos de fixação que facilitam sua montagem e instalação. 

Independente se vai ser um portão convencional ou elétrico, as chapas para portão de metal são a melhor escolha. Continue lendo o post, conheça alguns modelos, dos mais simples aos sofisticados, e saiba como escolher a chapa para portão ideal. Acompanhe!

Modelos de chapas para portão

Vamos aos principais:

Chapa galvanizada

A chapa galvanizada pode ser feita de qualquer tipo de metal, geralmente aço, que recebe uma liga de zinco para aumentar sua resistência à corrosão, danos físicos e aumentar a durabilidade do material. É um chapa lisa, sem aberturas ou perfurações, que pode receber pintura com qualidade. 

Trata-se de uma chapa versátil, que pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos. 

Alumínio 

As chapas de alumínio também são muito utilizadas devido à leveza em relação a outros materiais, a possibilidade de fazer cortes mais rápidos e a cor vibrante. Também é uma chapa lisa, mas pode ser comercializada como chapa de ondas, com formato semelhante ao das telhas de amianto. 

Chapa Perfurada

Essa é uma das chapas preferidas dos designers e arquitetos, devido às suas características, diferentes formas dos furos e vantagens ao ambiente. Essa chapa como o nome sugere possui uma série de furos, com diferentes formatos, dimensões e espaçamento entre eles. Os furos, além do aspecto estilístico, permitem a passagem de luz, ar e aumentam a visibilidade. 

São produzidas de aço galvanizado, alumínio ou outra liga metálica resistente, o que aumenta sua vida útil. 

Chapa Expandida

A chapa expandida é uma chapa semelhante a uma grade com aberturas losangulares. Apesar disso, é muito resistente, uma vez que a fabricação torna uma chapa lisa (geralmente aço) expandida, em um processo moderno e eficiente. Essa chapa não possui emendas como uma tela comum, sendo resistente a danos físicos e ferrugem. 

Chapa Recalcada

Pssa pelo processo de estampagem, o que cria desenhos em alto-relevo. É amplamente usada em portões, como um elemento extra ou para compor todo ele, trazendo um toque de sofisticação ao projeto. 

Elemento extra: metalon

Metalon é o nome atribuído aos tubos de aço carbono, aço galvanizado ou outro tipo de metal, com costura de formato quadrado ou retangular. Não é necessariamente uma chapa, mas pode fazer parte do portão formando grades. O portão pode ser todo de metalon, ou de chapa e metalon, o que permite aumentar a visibilidade e criar desenhos diferenciados. 

Como escolher chapas para portão

Leve em consideração os seguintes pontos na hora de escolher:

Material 

Apresentamos uma série de materiais, alguns ideais para quem quer apenas segurança, outros são ideais para quem também preza pela beleza do portão. Independente da escolha, o material precisa ser resistente a danos físicos e a corrosão, de fácil manuseio e montagem. 

Dimensões 

Um dos pontos de destaque das chapas metálicas é a possibilidade de encomendar uma ou mais com o tamanho certo para suas necessidades de espaço. A maioria das empresas disponibilizam as medidas em milímetro, como 3000x1200mm, é mais fácil para o projetista, que vai recortar (se for o caso), fazer emendas com solda, transportar e instalar.  

Espessura da chapa

As chapas mais usadas em portões são a 24, 22, 20, 18, 16 e 14. No caso das chapas, um número menor está ligado a uma chapa mais grossa, dessa forma, quanto menor o número maior sua espessura e vice-versa. 

A escolha da espessura deve levar em consideração a resistência mecânica que você quer proporcionar ao portão. 

Peso 

O peso é importante se for utilizar motor para abertura dos portões automáticos. Os modelos de motor deslizante para abertura horizontal suportam até 3 toneladas, enquanto os que apresentam abertura vertical tem uma capacidade menor, de até 700 quilos.  

Design 

Suas preferências são de uma chapa totalmente lisa ou prefere algo mais sofisticado como o caso das chapas perfuradas? O design também é relevante na escolha, principalmente se a ideia é desenvolver uma assinatura ou combinar com os demais elementos da decoração. 

Como escolher o fornecedor

Para o portão ficar da forma como você espera, tão importante quanto a mão de obra qualificada para o desenvolvimento do projeto é o material de qualidade. Para isso é necessário contar com um fornecedor capaz de atender as suas necessidades, ser ágil na entrega e ter o material certo no momento da procura. 

Um dos fornecedores que mais se destacam nesse segmento é a Bepex, que oferece chapas expandidas, chapas perfuradas, chapas recalcadas, entre outros produtos. Com quase 30 anos de experiência, a empresa conta com um parque fabril de 10 mk², capaz de entregar 400 toneladas de chapas/ mês. 

Além disso, conta com uma relação de coleguismo com seus clientes, que têm a certeza de levar um produto de qualidade ímpar para seu projeto. 

Quer saber mais? Acesse o site da Bepex, conheça as soluções para a confecção de portões e faça uma sábia escolha. 

Postagens Relacionadas

Chapa para portão – modelos e como escolher
Processo de estampagem em chapas metálicas
Fachada com tela metálica – Quais os melhores modelos
Abrir WhatsApp
Atendimento Imediato no WhatsApp
Tire qualquer dúvida ou peça seu orçamento por aqui. Estamos a disposição!