BEPEX

Você ainda não conhece as vantagens das chapas para construção? Elas podem ser empregadas em todas as etapas da obra, do início ao fim, inclusive como elemento arquitetônico. 

Continue a leitura e conheça os principais tipos de chapa, suas aplicações na construção e ainda as vantagens de incluí-las em seu projeto. 

Chapas para construção civil

Entre os modelos mais utilizados estão:

Chapa galvanizada

É uma chapa de aço que é mergulhada em uma solução de zinco para criar uma espécie de barreira para proteger das intempéries do tempo. É resistente aos climas úmidos e ferrugem, além de ter uma maior durabilidade em relação às chapas de aço sem o tratamento. 

Chapa de alumínio

Existem diferentes tipos de chapas de alumínio, desde a com 99% de pureza até as ligas que recebem magnésio, silício, cobre, manganês, entre outros metais. Cada uma dessas ligas apresentam especificidades, como maior resistência, dureza e ductilidade. 

Chapa xadrez

Essa é uma chapa de aço que passou pelo processo de laminação a quente, o que lhe compreende desenhos semelhantes a um tabuleiro de xadrez. É usada principalmente em pisos, sobretudo na construção civil, servindo para pisos suspensos, plataformas, mezaninos, fachadas modernas, entre outras aplicações. 

Chapa recalcada 

A chapa recalcada passa pelo processo de estampagem, assim é possível fazer diferentes desenhos, conforme a forma. Além do caráter funcional, essa chapa é comumente usada em fachadas e guarda corpos, proporcionando um charme a mais na composição da decoração. 

Chapa perfurada

A chapa perfurada é uma chapa de aço, alumínio ou outra liga que recebe uma série de furos em um processo moderno. Esses furos compreendem características únicas ao material. Pode apresentar diferentes desenhos e diâmetros, o que as torna ideais para várias aplicações, sobretudo em fachadas, brises, guarda corpos, entre outras. 

Chapa expandida

A chapa expandida é uma chapa de metal que passou pelo processo de expansão para ter aberturas semelhantes a de uma grade, só que sem emendas. É usada em todas as fases da obra, desde a estrutura, passando pela proteção de materiais até o acabamento de fachadas.

Em geral, é um material muito versátil usado não só na construção civil, mas também em diferentes segmentos da indústria. 

Quais as aplicações das chapas na construção civil

Podemos citar 3 focos das aplicações das chapas de aço no setor. São eles:

  • Nas edificações – desde andaimes, passando pela montagem da estrutura e base. Nessas fases são utilizadas as chapas mais espessas, com componentes de aço reforçado.
  • Na forma de armaduras – complementam a estrutura de concreto armado reforçando-a. As chapas também podem ser usadas em pisos suspensos, mezaninos e plataformas. 
  • Fachadas – É comum a utilização de chapas em projetos de fachadas, brises metálicos, guarda corpos, proteção de escadas, entre outros. O intuito aqui é aliar bom acabamento com segurança. 

Quais as vantagens de usar chapas na construção civil

As chapas metálicas trazem uma série de benefícios quando aplicadas em projetos de engenharia e arquitetura. Entre eles podemos destacar:

Alta resistência

As chapas de aço apresentam uma enorme resistência à ação do tempo, fogo, compressão e à torção. Conforme o modelo escolhido, também oferecem resistência extra à corrosão, mesmo em ambientes úmidos. 

Longa durabilidade

As chapas podem durar por anos, o que é um fator muito importante para a construção civil. Sua vida útil ultrapassa os 300 anos, com baixa necessidade de manutenção. 

Facilmente reciclável

Como o aço e o alumínio são materiais 100% recicláveis, essas chapas metálicas podem ser recicladas inúmeras vezes sem que suas propriedades sejam alteradas. Dessa forma, mesmo que haja sobras ou descartes na construção, o material não será desperdiçado, podendo ir para estações de reciclagem ou ser reutilizados na própria obra. 

Adequação a diferentes projetos

Apesar da possibilidade de reciclagem, é possível encomendar chapas com as medidas, espessuras e demais características ideais para sua aplicação. Isso reduz desperdícios e retrabalhos, facilitando a otimização de tempo. 

Ótimo apelo estético 

Por conta de sua característica estrutural de se moldar a diferentes projetos, as chapas asseguram ótimo aspecto estético. Possui uniformidade e geometria, além de diferentes designs.

Os modelos com desenhos como a chapa perfurada são ainda mais interessantes para compor projetos arquitetônicos modernos e versáteis. 

Alta versatilidade

Elas também podem ser utilizadas em conjunto com outros materiais como blocos, tijolos, concreto, etc. Também são compatíveis com materiais pré-moldados, a exemplo do drywall e lajes. 

Como escolher a chapa para construção ideal 

Na hora de definir quais os materiais utilizados é importante levar em consideração os seguintes pontos:

  • Qual seu objetivo com o projeto;
  • Fase em que se encontra a obra;
  • Se ela precisa de algo em específico como resistência a agentes externos;
  • Quais as medidas e pesos necessários;
  • Deve obedecer algum fator estético ou combinar com a decoração. 

O fornecedor também é fundamental para assegurar a funcionalidade da construção e garantir que todos os benefícios cheguem até o canteiro de obras. 

A Bepex é referência em diferentes tipos de chapas, como as expandidas, perfuradas e recalcadas. Temos o modelo ideal para diferentes tipos de projetos, preferências e necessidades. Nosso parque fabril conta com 10 km² de área, onde produzimos mais de 40 toneladas de chapas/mês. 

Quer saber mais? Acesse o site, entre em contato conosco e um dos nossos consultores vai sanar todas suas dúvidas. 

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!