BEPEX

A chapa perfurada quadrada é um material amplamente usado em vários segmentos devido à sua versatilidade. É comum o emprego dos modelos com furos redondos, mas o formato quadrado apresenta finalidades específicas.

Continue lendo o post e saiba a definição, quais os principais empregos, processo de produção, entre outras questões que vão ajudá-lo na escolha do melhor material para seu projeto. 

O que é chapa perfurada quadrada

Como o nome sugere, é uma chapa (geralmente de metal, como o aço, aço galvanizado, aço inox, alumínio, zinco, etc) que recebeu furos uniformes ou não, dependendo do desenho. O tamanho e o formato varia conforme a necessidade, de modo a se adequar às especificações do projeto. 

Os furos são feitos por meio de estampos, em processo chamado estampagem, em que uma ferramenta prensa o molde sobre a chapa a altas temperaturas. Dessa forma retira-se o excesso do material que sobrou para se obter uma chapa com os furos. 

No caso da chapa perfurada quadrada, o molde utilizado produz furos uniformes, de mesma medida e distância.  

Quais as vantagens do modelo

Entre as vantagens da chapa perfurada quadrada podemos listar:

Flexibilidade

A principal delas é a flexibilidade. Uma chapa perfurada quadrada possibilita a personalização do design como um todo, podendo se adequar às mais diferentes propostas. É possível, por exemplo, que o cliente solicite ao fabricante a porcentagem de perfuração, a quantidade de furos por polegada quadrada (ou centímetros quadrados) e o tamanho do furo. 

Os furos padronizados permitem seu uso desde funções como filtragem a estética, quando usada em estruturas arquitetônicas. 

Alta resistência

Além disso, é um material de qualidade ímpar, com alta resistência mecânica e química. Dessa forma, pode ser usado em estruturas externas, para a proteção sem o temor de que as intempéries do tempo como sol e chuva possam danifica-lo. 

Alta durabilidade

Por ser feita de metais como o aço, a durabilidade da peça é muito extensa, principalmente se comparada a outros materiais como concreto ou madeira. O processo de fabricação moderno e eficiente aumenta ainda mais a durabilidade mesmo em condições de calor ou alta pressão. 

Fácil manutenção

A manutenção é simples, basta a limpeza esporádica e o uso de lubrificantes, que evitam ainda mais a corrosão e aumentam a já elevada vida útil das chapas perfuradas. 

Se preferir, pode optar por um modelo com tratamentos superficiais como galvanização, fosfatização e pintura, que conferem maior resistência a intempéries mais intensas, como é o caso da maresia.

Maior segurança

Apesar dos furos, trata-se de um material muito seguro, devido à sua alta resistência mecânica e química. Mesmo em condições climáticas adversas, as chapas perfuradas em geral podem ser empregadas em inúmeras situações, como pisos suspensos ou mezaninos, que exigem que o material suporte grandes pesos. 

Também pode ser usada na filtragem de solutos e solventes na indústria. Como alguns desses agentes são corrosivos, é importante uma estrutura que mantenha as condições necessárias sem a possibilidade de contaminação. 

Facilidade de instalação

As chapas perfuradas quadradas ou outros modelos podem ser encomendadas conforme as medidas e a estrutura que irá recebê-la. Isso facilita a instalação, exime a necessidade de preparação e corte, pois basta instalar no local. 

Apesar do tamanho e material, as chapas são relativamente leves, principalmente se comparadas às chapas maciças e outros produtos semelhantes. Os furos ainda facilitam o transporte, armazenamento e manuseio. 

Otimização de prazos e redução de custos

O formato padronizado reduz desde o tempo de fabricação até a manutenção. Todo o processo de compra, produção e instalação pode ser otimizado. Essa fácil adaptação e facilidade de adequação ao projeto reduz o seu custo total. 

Quais as principais aplicações da chapa perfurada quadrada

São muitas as aplicações, das quais podemos destacar:

  • Construção civil- as chapas perfuradas quadradas são ótimas para a fabricação de fachadas metálicas, escadas, guarda corpo, portões, etc. 
  • Design de interiores –  seu uso vai desde paredes e divisórias, elementos decorativos, biombos, caixas de iluminação, brises e uma infinidade de possibilidades. 
  • Tetos e paredes de segurança- não só tetos e paredes, mas também pisos suspensos em mezaninos. Os furos permitem uma melhor passagem de luz e ar, mas ainda sim garante um ambiente seguro, saudável e resistente às condições climáticas adversas. 
  • Equipamentos agrícolas –  chapas perfuradas quadradas são utilizadas em classificadores e secadores de grãos, telas, sistemas de moagem, aeração, etc. 
  • Filtragem – também são suporte a equipamentos e meios de filtragem. 

Onde encontrar chapa perfurada

O primeiro passo é entender qual será a aplicação da chapa perfurada quadrada e as medidas necessárias. A partir daí você pode buscar um fornecedor que atende às suas demandas. 

Um desses fornecedores é a Bepex, que possui grande experiência no mercado. São mais de 30 anos na fabricação de chapas perfuradas, expandidas, xadrez, fachadas, entre outros. Temos um portfólio completo para atender aos mais variados projetos. 
Se você chegou até aqui, dê um passo adiante e entre em contato com um de nossos consultores. Acesse o site e converse conosco.

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!