BEPEX

Que tal conhecer melhor as vantagens da chapa perfurada para fachada?

Trata-se de um material moderno, que compreende maior versatilidade ao ambiente, independente do tipo da edificação.

Atualmente existem vários modelos de fachadas desenvolvidas com chapas perfuradas, visto a variedade de desenhos dos furos. Isso é um fator a mais, que aumenta o valor agregado da fachada e do imóvel. 

Leia o post, veja as vantagens desse tipo de material para o seu projeto de fachadas. 

Vantagens da chapa perfurada para fachada

A chapa perfurada é uma chapa de metal, geralmente uma liga de aço ou alumínio, que passa por uma máquina que faz furos (redondos, quadrados, retangulares, ou outros desenhos). É amplamente usada na construção civil, indústria, arquitetura, entre outros setores. 

Na elaboração de fachadas, a chapa perfurada compreende uma série de vantagens, das quais podemos destacar:

Maior versatilidade

Fachadas de edifícios possivelmente são o elemento mais marcante dessas construções. Nesse sentido, a chapa perfurada pode ser usada em fachadas externas (frentes, laterais e fundos de prédios) e internas (corredores, garagens, portas de apartamentos, entre outros espaços da área comum).

Além disso, podem ser empregadas como guarda-corpo, marquise, proteção de equipamentos, de acordo com as especificações, necessidades e exigências dos clientes. 

Grande capacidade de adaptação 

Os diferentes desenhos da chapa permitem criar projetos inovadores, desde um desenho mais simples, com furos redondos a outros mais complexos, que valorizam a edificação. 

Por isso, a chapa perfurada é uma ótima alternativa para fachada, criando um design ousado, que impressiona no primeiro olhar. 

Maior resistência

Metais como aço galvanizado utilizado nas fachadas podem durar muitos anos, com baixa necessidade de manutenção. São resistentes a danos mecânicos e a ação do tempo, como calor, sol, chuva, frio, entre outros. 

Maior privacidade

Se o projeto exigir maior privacidade, é possível usar uma chapa perfurada capaz de cobrir toda a frente do imóvel, impedindo a visão do seu interior. 

Permite a passagem de luz e ar

Assim como maior privacidade, a estrutura das chapas em fachadas facilita a entrada de luz e ar, o que ajuda a poupar com iluminação e ventilação. Além disso, permite a propagação de som, evitando reverberação (ecos) no ambiente.   

Maior praticidade na instalação

Em relação a outros materiais, como chapas lisas, as chapas perfuradas apresentam maior praticidade na instalação, transporte, manuseio e armazenamento. 

Isso por conta do peso menor, no entanto, essa leveza é obtida sem comprometer a resistência e durabilidade do material. 

Maior proteção

Por se tratar de um material rígido, resistente a impactos, se torna ideal para o uso em fachadas, de modo a proteger pessoas, animais domésticos, objetos e equipamentos. 

Também é possível empregar perfeitamente as chapas perfuradas em locais que exigem maior atenção, como escadas, rampas, guarda-corpo, entre outros. 

Material reciclável

O metal removido dos furos geralmente é reciclado, ou seja, é derretido para formar uma nova chapa. Além disso, se for necessário mudar a fachada, o material também pode ser reutilizado. Essa característica sustentável compreende um diferencial de mercado.  

Maior custo-benefício

Por todas essas vantagens, as chapas perfuradas proporcionam um ótimo custo-benefício ao projeto arquitetônico. Também são materiais que exigem baixa manutenção, se adéquam a diferentes espaços, podem ser facilmente transportados e organizados, entre outras qualidades. Tudo isso beneficia a fachada e a edificação como um todo. 

Como escolher a chapa perfurada para fachada

O ponto-chave para obter todas as vantagens acima descritas é a escolha da chapa perfurada ideal para a fachada. Por isso, é importante conferir alguns detalhes para definir qual usar e comprar, são eles:

  • Tipo de fachada: o primeiro ponto é definir qual a aplicação real da fachada, se há o trânsito de pessoas próximas, necessidade de passagem de ar, luz ou visão. 
  • Perfuração ideal: qual o tipo de furo é o mais interessante para o projeto? Redondos, quadrados, hexagonais ou outro tipo de desenho? A variedade de desenhos ajuda a “conversar” com a decoração, proporciona um design mais inovador e uma abordagem nova ao projeto.
  • Disposição dos furos: A forma como os furos estão dispostos também faz diferença. A disposição alterna, por exemplo, é indicada para o uso industrial, enquanto na arquitetura, os furos retos são os mais indicados. Apesar disso, o que vai definir a escolha da disposição dos furos é o projeto decorativo. 
  • Resistência da chapa: chapas para fachadas precisam, acima de tudo, ter boa resistência e durabilidade, por isso o material deve ser o aço, aço galvanizado ou outro que atenda essas necessidades. 

Como escolher o fornecedor ideal?

Tão importante quanto escolher o material, furo e dimensões adequadas é a escolha do fornecedor das chapas perfuradas. A qualidade da matéria-prima, procedência e a tecnologia utilizada na perfuração são fundamentais para obter um produto eficiente, capaz de atender às suas necessidades. 

A Bepex possui mais de 30 anos de atuação no ramo metalúrgico, sobretudo na fabricação de chapas perfuradas e expandidas. Com um parque fabril de 10 km², a empresa tem capacidade de produção de até 400 toneladas de chapas por mês. 

Toda essa experiência permite transformar o aço em uma chapa perfurada de qualidade ímpar, combinada com o atendimento intimista e eficiente. 
Quer saber mais? Acesse o site, conheça nossos produtos e solicite um orçamento. Nossos consultores terão maior prazer em entrar em contato para esclarecer suas dúvidas.

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!