BEPEX

Versátil, o brise de alumínio é muito funcional, capaz de trazer uma série de benefícios ao imóvel. Muito recomendado por arquitetos, designers, urbanistas, entre outros profissionais, esse elemento arquitetônico não é nenhuma novidade, mas suas diferentes formas e apelos têm mantido sua relevância atualmente. 

Optar por um brise de alumínio é apostar certo em uma alternativa inovadora, que nunca sai de moda. Com ele é possível trazer um toque diferenciado à comunicação visual de qualquer espaço, com a vantagem de se adaptar às dimensões disponíveis. 

Nas próximas linhas você entende um pouco mais desse elemento, os tipos e seus benefícios para a fachada. Acompanhe! 

Tipos de brises de alumínio

O brise, ou brise soleil no original, é um dispositivo arquitetônico formado por lâminas, também chamadas de aletas. É geralmente de metal, madeira ou concreto, mas o intuito é o mesmo: regular a passagem de luz ou ar.

É posicionado no lado de fora das janelas, portas ou fachadas, de modo a trazer maior funcionalidade e beleza ao imóvel.  

Basicamente, os brises se diferem por conta do material, disposição e se é flexível ou não. Veja as diferenças:

Horizontais ou verticais

Refere-se à disposição das lâminas. A escolha vai depender da posição da edificação em relação ao sol. Os brises horizontais são indicados para fachadas voltadas para o norte, devido à incidência de luz durante todo o dia. 

Já os verticais são melhor aproveitados em fachadas que ficam de frente para o leste ou oeste, pois recebem o sol da manhã e da tarde, respectivamente. 

Fixos ou móveis

Brises fixos não permitem a movimentação das lâminas, o que perde um pouco de sua funcionalidade, já que não é possível controlar sua abertura. Os móveis, com seu formato flexível, permitem abrir ou fechar as lâminas quando for necessário, como reduzir a luz do sol ou aumentar a privacidade. 

Ambos são recomendadas tanto para imóveis comerciais/corporativos, como para edifícios ou residências. A escolha vai depender das necessidades de cada um, bem como da posição da fachada em relação ao sol. 

Benefícios dos brises de alumínio

Mais do que um elemento arquitetônico que traz beleza à fachada, os brises oferecem uma série de vantagens, das quais podemos ressaltar:

Conforto térmico e acústico

Em geral, é possível aliviar a sensação térmica de um ambiente mais quente ao abrir as lâminas, permitindo a maior passagem de ar. Ou ainda reduzir a sensação de frio do ambiente ao fechá-las, impedindo a circulação de ar.  

Além disso, o alumínio das lâminas pode isolar o som, como uma “defesa” extra quando o som externo incomoda. 

Mais modernidade

Brises metálicos proporcionam uma assinatura única. Por exemplo, você pode utilizar chapas perfuradas ou chapas expandidas para criar um design que além de funcional é moderno. Os diferentes desenhos permitem desenvolver projetos criativos e interessantes.  

Fácil instalação 

Como a produção é feita em escala industrial, as brises contam com controle de qualidade.  Isso não facilita só a instalação, mas também seu transporte e manuseio. As laminas são instaladas com ajuda de parafusos e soldas, o que torna o trabalho mais rápido, assim há um considerável ganho de tempo. 

Alta resistência

O alumínio em si é bem resistente, principalmente a ações corrosivas do tempo. Trata-se de um material que pode durar por anos quando instalado de maneira adequada. Além disso,  se comparado a outros materiais é relativamente leve. 

Fácil manutenção

Com baixa necessidade de manutenção, basta higienizar os brises de alumínio para mantê-los sempre bonitos. Em raras ocasiões é necessário modificar a sua estrutura. 

Economia de energia

Os brises permitem uma maior economia de energia, uma vez que permitem a passagem de luz e ar, dessa forma é possível aproveitar a luz natural dos raios solares ou da lua. Também reduzem gastos com ar condicionado ou ventilador. 

Material de ótima qualidade

O alumínio por si só traz uma série de vantagens à edificação, das quais podemos destacar:

  • Não é combustível e não propaga chamas, o que reduz sensivelmente o risco de incidentes;
  • É atóxico;
  • É 100% reciclável, o que aumenta seu apelo sustentável;
  • É forte contra vendavais;
  • Oferece excelente durabilidade aos brises. 

Por que optar pela Bepex

A Bepex é uma empresa especializada em vários tipos de chapas de metal, brises, revestimentos metálicos, entre outros produtos de alumínio e metais. São mais de 20 anos de experiência, o que permite auxiliar o desenvolvimento de inúmeros projetos de pequena, média e larga escala. 

Com um parque fabril de 10 km², a companhia tem capacidade de produção superior a 400 mil toneladas por mês. 

Quer saber mais, acesse o site, conheça nossas soluções e solicite um orçamento. Um de nossos consultores terá todo o prazer em atendê-lo.

Postagens Relacionadas

Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações
Preço do Metro quadrado do ACM e vantagens do material
Peso específico do aço – saiba mais sobre o tema

Nossa equipe de suporte está pronta para tirar qualquer dúvida sua por WhatsApp!